quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Voz do Led Zeppelin, Robert Plant desembarca pela 1ª vez em Brasília

Dono de uma das vozes mais influentes da história do rock, o ex-vocalista do Led Zeppelin, Robert Plant, desembarca pela primeira vez em Brasília nesta quinta (25). Ao lado dos músicos do The Sensational Space Shifters, o cantor sobe ao palco do ginásio Nilson Nelson, a partir das 22h, levando ao público clássicos de sua ex-banda, gravações da carreira solo e de parcerias, além de blues e sons orientais. Os ingressos custam de R$ 80 a R$ 180.
O show de Brasília faz parte da turnê brasileira do cantor, que já passou por Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo e que ainda segue por Curitiba (dia 27, no Teatro Guaíra) e Porto Alegre (dia 29, no ginásio do Gigantinho).
Esta é a terceira vez que Plant se apresenta no país. Nas oportunidades anteriores, ele fez shows em São Paulo e no Rio de Janeiro, em 1994 e 1996 (na última vez, ao lado do guitarrista do Led Zeppelin, Jimmy Page).
Em 1991, seu nome foi confirmado para o Rock in Rio 2. Na semana da apresentação, alegando uma amidalite, os empresários do cantor cancelaram o show. Plant foi substituído pelo norte-americano Billy Idol.
O repertório do show tem como base composições mais recentes da carreira solo do cantor, músicas do álbum gravado com a Band Of Joy, em 2010, e hits do Led Zeppelin, como “Rock’n’Roll”, “Ramble On”, “Whole Lotta Love” e uma versão quase irreconhecível de “Black Dog”. O espetáculo traz ainda números de blues, como “Fixin’ to Die”, do cantor e guitarrista Booker T. Washington White.
Instrumentos exóticos, como o ritti (espécie de violino de uma corda só, de origem africana), kologo (parecido com um banjo) e peças percussivas de vários tipos dão uma atmosfera especial ao show. O uso de instrumentos orientais e do norte da África se tornou uma marca na carreira do cantor, que já era notado em alguns trabalhos do Led Zeppelin, mas foi intensificado a partir do disco “No Quarter”, de Plant e Page, lançado em 1994.


Rock’n’roll 
Sir Robert Anthony Plant, condecorado em 2008 com o título de “Comandante do Império Britânico” pela rainha Elizabeth II, é considerado um dos maiores vocalistas de rock de todos os tempos, ao lado de nomes como Freddy Mercury (Queen), Ian Gillan (Deep Purple), Bon Scott (AC/DC), Paul Rodgers (Free) e David Coverdale (Whitesnake).
Nascido em 20 de agosto de 1948, na Inglaterra, começou sua carreira musical aos 16 anos, mas tornou-se conhecido a partir de 1968, quando formou uma das mais bem-sucedidas bandas do século 20, o Led Zeppelin. Ao lado de Jimmy Page, John Paul Jones (baixo) e John Bonhan (bateria), ele gravou dez discos que venderam milhões de cópias em todo o mundo.
Com o fim da banda, em 1980, Plant partiu para outros projetos. Ao longo de 32 anos, foram 15 álbuns, entre trabalhos solo e discos ao lado de Jimmy Page, com as bandas Honeydrippers e Band of Joy e em parceria com a cantora norte-americana de bluegrass Alison Krauss. O trabalho com ela rendeu ao cantor cinco prêmios Grammy em 2009. Há cerca de dois meses, o cantor lançou um álbum ao vivo ao lado da Sensational Space Shifters, gravado em Londres.

2 comentários: